*texto utilizado e aprovado no vestibular da USCS no dia 12/12/2009
Cresci com minha mãe me dizendo: "Não aceite doces de estranhos, nunca atenda algum desconhecido no portão de casa", dentre outros conselhos que mal sabia eu que fossem ajudar quando estivesse mais velho.
Hoje em dia vivemos num mundo onde a internet é mais do que apenas um meio de comunicação, é um meio de vida. Por exemplo, quantas pessoas por medo de sair de casa preferem realizar suas compras pela internet, sejam elas mantimentos ou até remédios, mas há pessoas que, como aqui também fazem mal vendendo objetos roubados. Ou mesmo dando calote no compradores, pegando o dinheiro e não enviando o produto, atitude essa muito comum em sites de leilão.
Lembro-me que quando acesso meus e-mails costumo ver muitos anúncios de produtos, ou dizendo que fui ganhador de uma promoção que sequer sabia que estava concorrendo, isso é chamado de spam, ou como minha mãe dizia, esses eram os "doces de estranho", pois a embalagem muitas vezes é bonita, mas você nunca saberá o que tem dentro se não abrir, ou clicar.
Outro perigo muito frequente é também as falsas aparências. Recebo muitas vezes e-mail de pessoas dizendo que podem limpar meu nome, mesmo ele não estando sujo, logo deduzo que isso não passa de uma tentativa de roubar meu nome, conhecida pelo nome de phishing.
Isso também é muito comum em sites de relacionamentos e salas de bate papo, quando alguém se faz passar por outra pessoa apenas por diversão, ou para enganar outras pessoas. São esses os "desconhecidos no portão de casa" de quem minha mãe tanto falava.
Mal sabia ela, que esses conselhos dados no passado, fossem-me ajudar também no futuro, como vem me ajudando.
E muitos por aí fingem não escutar o que as mães ou pais têm a dizer.Coisa não muito sábia!
ResponderExcluirSe fingir não escutar não tem problema. O problema é quando fingem escutar. rs
ResponderExcluirGostei da comparação.
Todo conselho que recebemos quando crianças, tem efeito hoje. Só temos que trocar alguns coisinhas xD
ResponderExcluir